terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Gestão do Conhecimento e o Capital Humano

Talvez essa seja a chave para muitas questões creio que seja por isso que mais uma vez estou passando por esse assunto..
As empresas não podem mais esperar que os produtos e práticas que fizeram seu sucesso no passado possam mantê-las viáveis no futuro. A busca por novas oportunidade e melhorias deve ser constante.
Pressões de preço não deixam espaço para a produção ineficiente. O ciclo de desenvolvimento de um produto e sua introdução no mercado dura cada vez menos tempo. Hoje as empresas necessitam de qualidade, valor, bom atendimento, inovação e velocidade de chegada ao mercado para que possam ter sucesso, e esses fatores serão ainda mais críticos no futuro.
Portanto é possível definir que as empresas prósperas da próxima década como “uma organização que sabe como fazer bem e rápido novas coisas”.
Na verdade o que faz as organizações funcionarem é o conhecimento, e a novidade, hoje, é ver muitas organizações reconhecendo o conhecimento como um ativo corporativo e entendendo que há necessidade de geri-lo de forma cuidadosa.
Como lidar com o conhecimento sem reconhecer a sua matéria prima principal? Como falar de inovação, criatividade, melhorias, capital intelectual sem falar de pessoas?
O mais importante é que este conhecimento existe dentro das pessoas, faz parte da complexidade e imprevisibilidade humana e é entregue através de meios estruturados, tais como livros e documentos, e de contatos pessoa a pessoa que vão desde conversas até relações de aprendizado. Outro aspecto importante do conhecimento é a experiência, o conhecimento se desenvolve ao longo do tempo através dela. Um dos principais benefícios da experiência é que ela proporciona uma perspectiva histórica a partir da qual olhar e entender novas situações e eventos. A importância da experiência no conhecimento é indicar a capacidade do conhecimento de lidar com a complexidade.
Embora seja tentador buscar respostas simples para problemas complexos e lidar com incertezas fingindo que elas não existem, geralmente se decide melhor sabendo mais do que sabendo menos, ainda que o “menos” possa parecer mais claro e mais definido. Certeza e clareza geralmente surgem quando se ignoram fatores essenciais.
A era Industrial foi Suplantada pela Era da Informação. Estamos deixando para trás um mundo econômico cujas principais fontes de riqueza eram físicas. A terra, recursos naturais como petróleo, minério e energia, e o trabalho humano e mecânico eram os ingredientes pelos quais se gerava riqueza. Nessa nova era, a riqueza é o produto do conhecimento - não apenas o conhecimento científico, mas a notícia, a opinião, a diversão, a comunicação, as idéias e os serviços – tornaram-se as matérias-primas básicas e os produtos mais importantes da economia.
A informação e o conhecimento são as armas competitivas mais poderosas de nossa era. O conhecimento é mais valioso e poderoso do que os recursos naturais, grandes indústrias ou contas bancárias.
É o conhecimento da força de trabalho, é o treinamento, é a equipe de colaboradores, é a rede eletrônica que transporta a informação, é a cooperação, o aprendizado compartilhado entre a empresa e seus clientes.
Hoje as empresas precisam aprender a gerenciar o conhecimento. Alguém que saiba andar e correr no chão tem de aprender novas habilidades para nadar e mergulhar e movimentar-se dentro d’água da mesma forma. As habilidades necessárias para o sucesso de indivíduos e empresas em seu novo ambiente e na economia do conhecimento são em muitos casos, diferentes daquelas com as quais estão acostumados.
A vantagem do conhecimento é sustentável porque gera retornos crescentes e mantém a dianteira da concorrência.
A tecnologia possibilita novos comportamentos ligados ao conhecimento através da rapidez em que a informação é disseminada. Por conseguinte o fácil acesso a informação do Mundo, expandir a rede de conhecimentos é estar a frente daqueles que insistem em manter a estrutura tradicional.

Expandir o limite do conhecimento é proporcionar experiências enriquecedoras que traduzem-se em motivação, evolução, sabedoria, destreza e crescimento.

Nenhum comentário:

Gestão da Informação x Gestão do Conhecimento

A maioria dos projetos desenvolvidos nas organizações são uma combinação de gestão da informação e gestão do conhecimento. Dado - Simples o...