quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sucesso e Fracasso
Talvez a diferença principal entre ambos seja a capacidade de levantar-se tantas vezes quanto for necessário.
Um novo começo ou recomeço, exige a crença de que o sucesso poderá ser alcançado.  Deixar de lado as incertezas, mas estabelecer metas tangíveis a curto, médio e longo prazo, respeitando cada etapa a ser seguida.
E importante saber aonde se quer chegar e como  tornar esse desejo uma realidade.
Objetivo: é sinônimo de alvo tanto como fim a tingir (lugar ou objeto).
Meta:  determina em um marco temporário especifico. Elas são consistentes se sua realização criar condições para que os objetivos sejam alcançados.
Metas orientam: Elas nos dizem quais necessidades precisam ser contempladas. Elas aumentam o esforço, persistência e a qualidade do desempenho.
Algumas técnicas que ajudam:
Itens mensuráveis e específicos
Metas efetivas são muito específicas e mensuráveis. Metas como “Eu quero ser o melhor que puder!” Ou “Quero melhorar meu desempenho!” São vagas e difíceis de quantificar.
São muito positivas  mas difíceis, se não impossíveis, de perceber se foram alcançadas.
 Metas mensuráveis devem definir uma base de desempenho registrado durante uma ou duas semanas decorridas para que possam ser realistas.

Difícil, mas realista
Metas efetivas são vistas como desafios, não ameaças. Uma meta desafiadora é aquela percebida como difícil mas realizável dentro de um período razoável e com quantidades razoáveis de esforço e habilidade. Dessa forma a cada conquista é acrescentada mais motivação.


Metas de longo contra curto prazo
Tanto as metas de longo prazo quanto as de curto prazo oferecem orientação, mas as de curto prazo parecem ter efeitos motivacionais maiores. Metas de curto prazo são prontamente realizáveis e são passos básicos para metas de longo prazo mais distantes.

Definição de metas positivas contra negativas
Metas positivas indicam o que fazer ao invés de o que não fazer. Metas negativas desviam nossa atenção para erros que desejamos evitar ou eliminar.

Definir prioridades
Metas efetivas são limitadas em número e significado para cada pessoa. Definir um número limitado de metas requer que a pessoa tenha claro o que é importante para ela.

2 comentários:

Luciano Seibel disse...

Concordo ... mas sinceramente ainda não consigo definir metas ... talvez seja uma boa meta .. conseguir definir metas hehehehehe.

Erealdo - Empreteco, Consultor de Implantação Sistemas ERP disse...

Apenas comece.
1)Traçar um objetivo e listar as coisas que precisará para atingir esse objetivo, e como ira lucidar cada ponto.
Inicie por coisas simples siga aprimorando.
Sempre que se inicia com algo muito elevado e de dificil conclusão, só serve para uma coisa .... desmotivar.
Exemplo:Manter Blog Atualizado.
-> Quando: Sempre Segunda-Feira
-> Horário: 23h:45min.
a) Banco de Imagens
b) Idéias
c) Explanação
d) Revisão
d) Publicação

Gestão da Informação x Gestão do Conhecimento

A maioria dos projetos desenvolvidos nas organizações são uma combinação de gestão da informação e gestão do conhecimento. Dado - Simples o...