quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Sobre Qualidade Total

Quando se fala de qualidade total é preciso ter em mente que quanto melhor for a qualidade, menores serão os custos de produção. Essa qualidade deve ser buscada em cada passo do processo e não através de uma inspeção final... persigam o aperfeiçoamento constante. Por melhor que esteja o processo ele ainda pode ser aperfeiçoado.

A evolução de qualidade ao longo do tempo é demonstrada através do aprimoramento de conceitos e como o de Administração, Gerencia, Marketing, recursos e produtividade, uma demonstração da extensão e aplicabilidade da qualidade.

Antigamente o conceito de qualidade era colocado como sendo uma característica possuída por um produto ou serviço prestado, ao não apresentar defeitos ou falhas em sua composição ou desempenhos finais. Entretanto há outras maneiras de expressar esta condição, e uma delas diz que qualidade é a capacidade de um produto realizar plenamente as funções para as quais foi fabricado.

Baseando-se nesse conceito muitas empresas buscam a maximização de seus esforços de aprimoramento da qualidade de seus produtos e serviços e à dinamização da atividade de controle de qualidade. Do ponto de Vista organizacional, qualidade é a capacidade que tem uma empresa de atender às necessidades tanto do mercado como as suas próprias. Uma empresa terá maior ou menor qualidade na proporção em que consiga atingir este dois objetivos.

Conceituando:

Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma aceitável, de forma segura e no tempo certo as necessidades do cliente.

Que atende perfeitamente
Projeto Perfeito
De forma confiável
Sem Defeitos
De forma Acessível
Baixo Custo
De forma Segura
Segurança do cliente
No Tempo Certo
entrega no prazo certo, no local certo, na quantidade certa

Nenhum comentário:

Gestão da Informação x Gestão do Conhecimento

A maioria dos projetos desenvolvidos nas organizações são uma combinação de gestão da informação e gestão do conhecimento. Dado - Simples o...